SRI LANKA Activistas lutam contra o contrabando e exploração de elefantes

Activistas ambientais do Sri Lanka estão lutando para impedir uma ordem judicial anunciada no início de Setembro que devolverá 14 elefantes selvagens retirados ilegalmente da natureza por traficantes de animais para os compradores, que pretendem explorá-los em atracções turísticas. Os activistas alertam que a ordem judicial viola claramente a constituição e as leis ambientais do país.

Eles afirmam que é inaceitável que um tribunal “legalize” o tráfico de animais diante de todo esforço pela libertação animal e a preservação da espécie em toda a Ásia. Os activistas afirmam que isso, futuramente, dará munições legais para mais acções de contrabando e estimulará o tráfico e o abuso de animais. Eles pretendem accionar instâncias judiciais superiores às locais.

No país, os elefantes são referenciados por que são um símbolo religioso-cultural e estão sempre presentes em festivais. Eles são especialmente sagrados para os budistas, cerca de 70% da população do Sri Lanka, que os considera animais sagrados servos de Buda. Algumas lendas afirmam ainda que os elefantes seriam a própria encarnação da divindade.

Infelizmente, há um lado negativo das crenças do país. Elefantes também são considerados símbolos de riqueza, pode e privilégio e isso estimulou o tráfico de animais, pois muitas pessoas acharam que atrai sorte manter um elefante “doméstico”. Um censo recente aponta que há pelo menos 220 elegantes mantidos em cativeiro no país.

Os elefantes são sequestrados e retirados da natureza ainda bebes e são domesticado de forma cruel para que cresçam de forma “dócil” e “obediente”. Os principais clientes dos traficantes são cidadãos ricos, que incluem políticos, um monge budista e até mesmo um juiz. Apesar da repercussão, as autoridades do país continuam ignorando o apelo dos activistas.

Fonte: ANDA


E a ANDA persiste em postar artigos cheios de erros!

Mário Amorim

1 thought on “SRI LANKA Activistas lutam contra o contrabando e exploração de elefantes

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.