A China está a criar a mais dura repressão ideológica das últimas décadas

Monstro. Inqualificável. Mas não me admira nada.
Na China, ser de uma outra tribo. Ter a sua própria cultura, o seu próprio modo de vida, a sua religião. Na china ser diferente. Pensar de outra maneira, é tratado com repressão.
Basta ver o que os Tibetanos e os Uigures sofrem. O genocídio, étnico, religioso e cultural de que são vítimas, há muitas dezenas de anos!

Mário Amorim



Xi Jinping, Presidente da China

Após um encontro entre militantes, o Partido Comunista Chinês estabeleceu como prioridade a criação de uma nova era ideológica que se irá traduzir no endurecimento do controlo ideológico sobre 1,4 mil milhões de chineses.

Esta semana, o partido divulgou uma nova diretriz sobre o trabalho ideológico e político, que visa não apenas os seus membros, mas também “toda a sociedade”.

Sob a alçada do presidente Xi Jinping, o partido começou a criar as linhas que vão orientar a mais dura repressão ideológica das últimas décadas, escreve a CNN.

O objetivo do líder chinês é impor barreiras à “infiltração” de ideias ocidentais, e como tal quer estabelecer um nacionalismo agressivo onde as liberdades académicas e de imprensa se vêm sufocadas.

“O trabalho ideológico e político é a boa tradição do partido, característica distinta e vantagem política proeminente – é a tábua de salvação de todo o seu trabalho”, cita a CNN, que teve acesso à diretriz do partido.

estratégia será transversal a todas as classes da sociedade, mas terá grande enfoque na educação dos jovens.

Uma parte central da campanha está focada na promoção do “Pensamento de Xi Jinping sobre o Socialismo com Características Chinesas para a Nova Era”, a doutrina política de Xi que foi escrita na constituição do partido em 2017.

Desde 2017, a doutrina de Xi tem sido frequentemente estudada por quadros do partido em reuniões e também numa aplicação móvel de propaganda.

Agora, o partido quer que o público em geral aprimore o seu “senso de identificação política, ideológica, teórica e emocional” com a ideologia de Xi.

Uma campanha já está a ganhar ritmo para levar a doutrina de Xi mais longe, sobretudo “nos livros, nas salas de aula e nos cérebros dos alunos”, revelou o Ministério da Educação do país.

Num comunicado emitido na semana passada, o ministério referiu que escolas primárias e secundárias de todo o país irão começar a usar livros didáticos sobre “O pensamento de Xi Jinping sobre o socialismo com características chinesas para a nova era” já em setembro.

No mês passado, o Comité Central do partido também aprovou sete novos centros de pesquisa sobre a ideologia de Xi Jinping, somando-se assim aos 11 já estabelecidos. Esses centros foram criados pelas melhores universidades e grupos de reflexão, governos provinciais e ministérios do governo central.

O mais recente, lançado na semana passada pelo Ministério da Ecologia e Meio Ambiente, é dedicado ao “Pensamento de Xi Jinping sobre a Civilização Ecológica”.

Outros foram estabelecidos para o estudo do “Pensamento Económico de Xi Jinping”, “Pensamento de Xi Jinping sobre Diplomacia” e “Pensamento de Xi Jinping sobre o Estado de Direito”.

Contudo, estes esforços não são apenas notados nas escolas e universidades. O partido busca endurecer a ideologia em todos os aspetos da sociedade, indo da internet, a empresas, vilas rurais e comunidades residenciais urbanas.

Wu Qiang, analista político em Pequim, considera que a campanha é parte do movimento de Xi Jinping para consolidar ainda mais o seu poder e angariar apoio público antes do 20º congresso do partido, que se irá realizar no próximo ano.

Fonte: Zap.aeiou

1 thought on “A China está a criar a mais dura repressão ideológica das últimas décadas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.