Caça recreativa: uma forma de conservar a biodiversidade?

A caça recreativa levanta questões éticas e morais. No entanto, este tipo de caça é frequentemente sugerida como uma forma de conservar a natureza e apoiar a subsistência da população local.

Num novo artigo publicado na revista One Earth, citado pelo portal EurekaAlert, cientistas da Universidade de Helsínquia na Finlândia e da Universidade Flinders na Austrália analisaram mais de 1.000 estudos sobre caça recreativa – a primeira tentativa de resumir a literatura científica examinando a biodiversidade e os efeitos sociais da caça recreativa em todo o mundo.

O co-autor e professor associado da Universidade de Helsínquia, Enrico Di Minin, afirma que, embora possa parecer contra-intuitivo, há evidências que sugerem que a caça recreativa pode trazer benefícios ambientais e sociais.

A colega e co-autora da Universidade de Helsinque, Dra. Hayley Clements, indica que são necessárias mais análises e estudos para entender como e porquê a caça recreativa pode funcionar de forma positiva e as áreas em que pode ser prejudicial.

Por sua vez, o professor Corey Bradshaw da Universidade Flinders afirma que é um paradoxo que atinge o cerne dos prós e contras da caça recreativa.

“Determinamos a extensão geográfica e a diversidade das espécies caçadas ao redor do globo, investigamos e resumimos os principais tópicos em torno da caça recreativa para considerar as implicações positivas e negativas da caça recreativa para a conservação da natureza, a subsistência e o bem-estar das pessoas”, afirmou o professor Bradshaw, que lidera o Flinders Global Ecology Lab.

“Por um lado, a caça recreativa pode reduzir o número de animais individuais numa população, enquanto, por outro lado, desviar terras de áreas agrícolas ou outros tipos de desenvolvimento para áreas de caça prioritárias pode de facto beneficiar ecossistemas inteiros”, afirma.

A investigação sobre caça tem se concentrado principalmente no comportamento e na dinâmica populacional dos grandes mamíferos na América do Norte, Europa e África.

O Dr. Clements indica que ainda faltam evidências, no entanto, para responder às questões urgentes do porquê a caça contribuir para a conservação sustentável da biodiversidade em alguns lugares e não em outros.

“Dois terços da investigação sobre caça concentra-se em mamíferos. Veados-vermelhos, veados-de-cauda-branca, javalis, alces e leões são os mais bem estudados. Dessas espécies, apenas o leão é de preocupação para a conservação, com muitas recomendações sobre como a caça pode se tornar sustentável através de cotas ou limites sazonais ”, conclui o especialista.

“Muito menos investigações tentaram examinar os impactos mais amplos da caça na integridade e função do ecossistema, e como afeta os meios de subsistência da população local, ou documentar as perceções da população local sobre a caça”.

Por exemplo, aproximadamente 1.394.000 km2 de terra são dedicados à caça de troféus na África Subsaariana, mas há pouca investigação sobre a eficácia dessas áreas na conservação de ecossistemas e como as comunidades locais beneficiam da caça.

O professor Di Minin, que lidera o Laboratório de Ciências da Conservação Interdisciplinar de Helsínquia, afirma que as investigações futuras devem concentrar-se na contribuição da caça recreativa para atingir a biodiversidade e os objetivos sociais.

“Nós delineamos uma agenda de investigação para avaliar o papel da caça recreativa em diversos sistemas sócio-ecológicos, e para considerar os valores e necessidades dos habitantes locais.

A necessidade de tais evidências é urgente, dado o número cada vez menor de caçadores recreativos em algumas regiões e a crescente oposição à caça de troféus em outras “, indicou o professor.

“Devemos também expandir a investigação para além das espécies carismáticas e comuns para avaliar o impacto da caça recreativa em espécies ameaçadas e menos carismáticas”, conclui.

2 thoughts on “Caça recreativa: uma forma de conservar a biodiversidade?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.