CHINA Hong Kong apreende 38,5 mil barbatanas de tubarões ameaçados de extinção

Autoridades alfandegárias de Hong Kong, na China, apreenderam cerca de 38,5 mil barbatanas de tubarões das espécies debulhador e seda, ambas criticamente ameaçadas de extinção. O produto é utilizado como alimento e também para a produção de cosméticos e produtos da medicina tradicional chinesa.

Especialistas afirmam que as populações de tubarões de diversas espécies estão criticamente ameaçadas devido à pesca industrial. Geralmente, quando o alvo é apenas a barbatana, o animal é capturado e a nadadeira dorsal é removida com o tubarão ainda vivo. Em seguida, atiram o animal agonizando de volta ao mar para morrer lentamente e em profundo sofrimento.

As barbatanas são secas e comercializadas para a produção de sopas geralmente servidas em banquetes luxuosos. Devido a uma intensa campanha de conscientização feita por activistas e celebridades, o consumo da nadadeira de turbarão teve o consumo reduzido, mas, infelizmente, ainda é comum entre gerações mais antigas e ligadas às tradições.

Uma pesquisa realizada em 2018 pela World Wildlife Fund (WWF) descobriu que sete cada dez habitantes de Hong Kong comem barbatanas pelo menos um vez ao ano. Ainda existe um forte valor cultural no consumo de barbatana de tubarão, principalmente em casamentos, eventos de negócios e reuniões familiares, como o próximo dia das mães”, disse a conservacionista Gloria Lai Pui-yin.

Muitos hotéis e restaurantes se comprometeram a parar servir pratos com barbatanas de tubarão, mas não mantiveram suas promessas. Além da China, Tailândia, Vietname e Indonésia também têm interesse no consumo da nadadeira, o que significa mais ameaças aos tubarões. Os países asiáticos são os principais responsáveis pelo consumo de animais selvagens e pela extinção de diversas espécies.

Fonte: ANDA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.