AMEAÇA Coalas podem ser extintos por doença semelhante à AIDS

Chamado de KoRV ou “Koala Retrovirus”, o vírus que ameaça a espécie podem ser transmitidos por morcegos

A sobrevivência dos coalas está sempre em ameaça. Após se recuperar dos danos causados pelos fortes incêndios que devastaram seus habitats, o doce marsupial australiano agora enfrente um novo inimigo: um novo vírus que causa uma doença semelhante à AIDS.

Os retrovírus, como o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), são um tipo especial de micro-organismo que usa uma enzima especial para traduzir suas informações genéticas em DNA. Esse DNA pode ser integrado ao DNA da célula hospedeira e assim causar uma infecção.

Chamado de KoRV ou “Koala Retrovirus”, o vírus que ameaça a espécie podem ser transmitidos por morcegos e cientistas do Instituto Burnet acreditam que tenha chegado à Austrália a partir do Sudeste da Ásia. Para o pesquisador Joshua Hayward, esse é um risco que não pode ser ignorado.

“Nossa nação está tentando conservar populações de coalas dizimadas pelos incêndios, mas como elas podem ser protegidas contra vírus? A existência e a disseminação do KoRV e de outras ameaças infecciosas provavelmente preocupam os cientistas da conservação”, salienta o cientista.

A directora do departamento de Ciências da Vida do Instituto Burnet, a Dra. Gilda Tachedjian, afirma que a surgimento deste tipo de vírus está ligado à ações antrópicas. “Quanto mais invadimos os habitats de morcegos, maior a chance de um transbordamento de vírus de morcegos para animais e humanos”, salienta.

Após os incêndios, a população de coalas caiu para apenas 80 mil indivíduos. Todos os sobreviventes são vulneráveis ao KoRV. Um estudo realizado pelo Instituto Burnet e pelo Centro Australiano de Preparação para Doenças (anteriormente o Laboratório Australiano de Saúde Animal) tenta traçar estratégias para preservar a população de coalas remanescente.

Fonte: ANDA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.