Ele passou os últimos 15 anos a salvar baleias. Perdeu a vida enquanto resgatava uma

Um pescador canadiano, que dedicou vários anos da sua vida a salvar baleias, morreu esta segunda-feira, 10 de julho, momentos depois de ter salvo outro mamífero desta espécie.

Na segunda-feira, dia 10 de julho, Joe Howlett, um pescador canadiano de 59 anos, embarcou no seu barco para ajudar a resgatar uma baleia branca do Atlântico Norte que tinha ficado emaranhada numa corda de pesca.

O resgate foi repleto de urgência, assombrado pelos acontecimentos do mês passado, quando sete baleias do Atlântico Norte foram encontradas a flutuar sem vida no Golfo de São Lourenço, no Canadá. Com uma população global de cerca de 525 mamíferos, a série de mortes sugere que mais de 1% da população morreu nas últimas semanas.

A experiência de um homem que dedicou os últimos quinze anos da sua vida a salvar baleias, ao largo da costa do Canadá, não fazia prever que aquele seria o último resgate. Momentos depois de soltar o mamífero, a baleia atingiu Howlett. O impacto do movimento acabaria por retirar a vida ao pescador de lagostas da ilha de Campobello, em New Brunswick.

“Eles conseguiram soltar a baleia, mas depois alguma coisa estranha aconteceu e a baleia fez um movimento brusco que atingiu Howlett”, conta Mackie Green da Campobello Whale Rescue Team, que não estava a bordo da embarcação, à Canadian Press.

“Definitivamente que o Joe não iria querer que nós parássemos por causa disto”, disse Green que em 2002 já tinha juntado forças a Howlett para salvar uma outra baleia. “Isto era algo que ele amava”, acrescentou.

Numa declaração escrita, o ministro da Pesca, Dominic LeBlanc, ofereceu suas simpatias à família e aos amigos do Sr. Howlett: “Perdemos um membro insubstituível da comunidade de resgate de baleias. A falta da sua experiência e dedicação será sentida”.

Fonte: 24.sapo.pt

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s