CONTEÚDO ANDA Vazamento de petróleo ameaça 340 belugas cuja espécie está em extinção

https://i1.wp.com/www.anda.jor.br/wp-content/uploads/2017/04/belug.jpg

Trezentas e quarenta baleias belugas gravemente ameaçadas estão em risco devido a um vazamento de petróleo de um gasoduto em Cook Inlet, no Alasca (EUA).

O incidente ocorreu no sul de Tyonek, em um habitat crítico para as belugas da área.

“No começo, eu esperava que a notícia desse último vazamento de petróleo fosse uma piada porque parecia que a Hilcorp não poderia gerar outro vazamento tão cedo. Estamos realmente preocupados com o que isso significa para as belugas de Cook Inlet, com um derramamento de petróleo e vazamento de gás na mesma temporada”, disse Miyoko Sakashita, diretor de programas oceânicos do Centro para a Diversidade Biológica.

A causa do vazamento é desconhecida e a Hilcorp disse que tem fechado a produção nas plataformas, conhecidas como Anna e Bruce. Relatórios confirmam que o derramamento cessou, mas o risco para a vida selvagem é desconhecido, de acordo com o Ecowatch.

Estas plataformas foram instaladas em 1966 e as infraestruturas envelhecidas e as marés do Cook Inlet tornam-nas vulneráveis a incidentes. A Comissão de Conservação de Petróleo e Gás do Alasca também intimou repetidamente Hilcorp por violar os regulamentos de segurança em suas operações no Estado.

“É claro que não há maneira segura de explorar petróleo no oceano, é a mesma empresa que planeja fazer isso no Oceano Ártico, um lugar que é muito mais perigoso para a perfuração de petróleo com tempestades e gelo. A Hilcorp mantém vazamentos em Cook Inlet e certamente não deve receber autorização para construir o projeto Liberty no Mar de Beaufort”, acrescentou Sakashita.

O Centro para a Diversidade Biológica enviou um aviso de 60 dias  à Hilcorp alertando sobre sua intenção de entrar com um processo em relação ao incidente e está monitorando o novo vazamento para determinar se uma ação legal é plausível.

Fonte: ANDA

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s